Pesquisar

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Quem é o Papa?





Papa é o Bispo de Roma e, como tal, é o líder mundial da Igreja Católica. O actual pontífice é o Papa Bento XVI, que foi eleito no conclave em 19 de abril de 2005.

O cargo eclesiástico do papa é chamado de Papado, e sua sede eclesiástica de "Santa Sé". [...] O Papa também é o Chefe de Estado da Cidade do Vaticano, uma cidade-estado soberana inteiramente enclavada por Roma.

Os Papas na Antiguidade auxiliaram na propagação do cristianismo e a resolver diversas disputas doutrinárias. Na Idade Média os papas desempenharam um papel importante na Europa Ocidental, muitas vezes, lutando com monarcas sobre amplos assuntos de igreja e estado. Atualmente os papas dedicando-se ao diálogo inter-religioso, a trabalhos de caridade e a defesa dos direitos humanos.

A Igreja Católica reconhece que Jesus designou São Pedro, como "pastor" e "rocha" da Igreja.Declarações oficiais, colocam a situação dos Papas no Colégio dos Bispos como uma situação análoga à realizada por Pedro no colégio dos apóstolos, dos quais o Colégio dos Bispos, uma entidade distinta, é o sucessor.

(retirado de: Wikipédia, Papa. [http://pt.wikipedia.org/wiki/Papa], online: 13 de Maio de 2010)

1 comentários:

Margarida disse...

Os vossos videos estão todos muito bons, proponha-vos fazer uma actividade ao ar livre em que falacem sobre a natureza e os seres vivos.

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!!! Volte Sempre!

orkut recados

RecadosOnline
Beijinhos e abracinhos