Pesquisar

terça-feira, 4 de maio de 2010

Compreender os Fenómenos do Ar

Questões-Problema: O que fez andar o balão? O ar é pesado?

Objectivos:

- Compreender que o ar se movimenta de onde há pressão alta para onde há pressão baixa.
-Compreender que o ar tem peso.

Materiais:


- Dois balões;
- Uma palhinha de refresco;
- Fita-cola;
- 5m fio e três pedaços de 10 cm;
- Uma mola de roupa;
- Um pauzinho para espetadas;


Actividades a desenvolver:
1 – Encher um balão com ar e prender a boca com uma mola para que o ar não saia;
2- Prender a palhinha de refresco à “barriga” do balão, no sentido longitudinal;
3 – Fazer passar o fio por dentro da palhinha e esticá-lo (o balão fica preso ao fio pela palhinha), prendendo cada ponta a objectos disponíveis na sala;
4 – Arrastar o balão para uma ponta do fio de modo a que a boca do balão fique virada para o lado oposto ao fio;
5 – Retirar a mola ao balão e observar.
6 - Encher um balão com ar e dar um nó na ponta para que o ar não saia;
7- Atar cada pedaço de fio à boca de cada um dos balões (um cheio e outro vazio);
8 – Pendurar cada um dos balões, pela ponta do fio que está livre, a cada um dos lados do pauzinho;
9 – Atar o 3.º pedaço de fio a meio do pauzinho;
10- Agarrar o sistema pelo fio que foi atado a meio do pauzinho e observar.


1 comentários:

Anónimo disse...

Foi uma experiência muito interessante...vou tentar "aproveitar" a vossa experiência para realizá-la com os meus meninos :)

beijinhos da Professora Estagiária Stéphanie

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!!! Volte Sempre!

orkut recados

RecadosOnline
Beijinhos e abracinhos