Pesquisar

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Jogo: “Grande, maior, o maior”

Regras do jogo:

a) Dentro de um saco encontram-se disponíveis os algarismos de 0 a 9, duas vezes repetidas.
b) Um aluno retira um algarismo do saco, canta o algarismo e mostra aos colegas.
c) Os restantes colegas registam o primeiro algarismo numa tabela contituída por: unidades, dezenas, centenas e milhares, onde entenderem.
d) São retirados mais três algarismos e registados nos lugares vagos, um de cada vez.
e) O aluno ganha um ponto por um algarismo bem colocado ou quatro pontos se conseguir criar o maior número possível.

Objectivo do jogo:

Colocar os algarismos, que vão sendo retirados do saco, na tabela de forma a criar o maior número possível.

Competências desenvolvidas:

(i) Capacidade de desenvolver progressivamente a compreensão dos números com a aquisição da compreensão do sistema de numeração decimal.

(ii) Capacidade de incluir hierarquicamente, ou seja, estabelecem uma relação hierárquica dos números mais pequenos para os números maiores.



ADORAMOS ESTE JOGO!!!!!

Beijinhos e abracinhos.

Meios de Comunicação: "Como funcionam os Correios de Portugal?"

Recebemos, na nossa sala, a visita do pai do Lucas que é carteiro. Assim, ficámos a conhecer um pouco da história dos Correios de Portugal e de como funcionam.
Agora sabemos o que acontece às cartas que escrevemos desde o momento em que as colocamos no marco dos correios até chegarem ao destino.

Quem se lembra e sabe explicar quem é o remetente e o destinatário?
(Quem responder correctamente vai receber dois carimbos!)

Vejam como o Lucas estava orgulhoso!!




Beijinhos e abracinhos.

Meios de comunicação: "A carta pessoal ou informal"

A Professora Andreia ensinou-nos a escrever uma carta pessoal. Explicou-nos que a carta é uma conversa, por escrito, com uma pessoa ausente. As cartas pessoais ou informais dirigem-se a familiares ou amigos. Geralmente, é redigida na primeira pessoa do singular e no presente do indicativo.

Agora já sabemos como é constituída uma carta:

-Data (local, dia, mês, ano) coloca-se no alto à esquerda, mas pode também ser escrita à direita.

-Saudação Inicial ou fórmula de tratamento – escreve-se à esquerda, alinhada com a primeira palavra da carta. Ex.: Meu querido tio; Querido pai; Olá, Inês!; etc.

-Texto, constituído por: introdução, desenvolvimento e conclusão. -Fórmula de despedida. Ex.: Teu muito amigo, Beijos da prima, Beijinhos da. ~

-Assinatura.


E, também já sabemos preencher o envelope com o destinatário e o remetente e claro que sabemos onde se coloca o selo.



O nosso selo era muito giro, tinha imagem de um comboio. Foi engraçado porque tinha a ver com o tema que estavamos a estudar: Os Meios de Comunicação e Transporte!



terça-feira, 27 de abril de 2010

Concurso: Os Espantalhos e a Horta

Os espantalhos dos participantes da Sala do Sol já se encontram expostos na hortofloricultura da Escola E.B. 2,3 Dr. Francisco Sanches.
O Professor Francisco, responsável pela horta, alargou o prazo limite de entrega dos espantalhos, por isso, os meninos que ainda queiram participar podem fazer o seu espantalho que as Professoras Estagiárias encarregam-se de os deixar na hortofloricultura.



PARABÉNS AOS PARTICIPANTES!!!!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Uma gaivota voava voava de Ermelinda Duarte

Aqui vai a música que aprendemos sobre o 25 de Abril com a letra e tudo que é para não ficar esquecida!




Quem é que ainda se lembra do significado da letra desta música? Ficamos à espera dos vossos comentários...

Beijinhos e abracinhos.

domingo, 25 de abril de 2010

25 de Abril - Revolução dos Cravos

Depois de ouvirmos a Professora Andreia explicar e contar a história "Romance do 25 de Abril" fizemos um lindo cravo que levámos para casa.
Para fazer este cravo recortámos quatro círculos de papel vermelho para fazer as flores e colocámos fio de jardinagem verde para fazer de caule.
Vejam como ficou bonito. Parece um cravo verdadeiro...

25 de Abril - A Revolução dos Cravos

A Professora Andreia explicou-nos como foi o 25 de Abril de 1974.
Começámos por observar vários objectos que se encontravam dentro de uma caixa:
- O Livro;
- Um balão de fala que dizia: VIVA A LIBERDADE!!!
- Uma bandeira nacional;
- Uma boina de militar;
- Um cravo;
- Uma urna miniatura;
- Fotografias de um ex-combatente na guerra colonial.
Cada um de nós tentou inventar uma história a partir da observação dos objectos. Foi uma estratégia muito interessante.
Depois de todos ficarmos bem a perceber o que aconteceu no dia 25 de Abril e de percebermos todas as razões que levaram a este movimento, a Professora Andreia contou-nos a história.



Trata-se de uma história “com particular relevo para os antecedentes da Revolução, recriando a vida em Portugal durante a vigência do Estado Novo, Romance do 25 de Abril, de João Pedro Mésseder, sublinha ainda as consequências trágicas desse longo período da História portuguesa contemporânea, como as perseguições políticas, a censura e a Guerra Colonial, entre outros aspectos. A opção pelo "romance", enquanto género da literatura tradicional, permite a valorização da memória e do cariz épico das história narrada, destinada a perdurar pela transmissão de geração em geração. Com ilustrações de Alex Gozblau, o livro ganha uma especial identidade, vendo sublinhada a dimensão referencial da narrativa através da representação iconográfica fiel das figuras cimeiras do Estado Novo. As ilustrações sugerem de forma particularmente intensa a transição entre a Ditadura e a Liberdade, servindo-se da variação cromática com evidentes intenções semânticas e pragmáticas. Vejam-se, como elementos claramente significativos do ponto de vista visual, a articulação entre a capa e a contracapa, assim como a leitura das guardas iniciais e finais, retomando alguns dos motivos simbólicos mais significativos da época revisitada" (Casa da Leitura).

Incubação de Ovos

Vão nascer pintainhos na Sala do Sol!!!

Na quinta-feira colocámos 10 ovos numa incubadora:
1) Desinfectámos a incubadora para ficar sem micróbios;
2) Deitámos um pouco de água nos recipientes da incubadora.
3) Medimos a temperatura da incubadora até chegar aos 37ºC.
4) A Professora Cecília colocou os ovos com muito cuidado na incubadora.
5) O Pedro fez o registo da data, temperatura, e do que observou numa tabela de registo.

Daqui a 21 dias já devemos ter pintainhos na nossa sala. Mas, temos de verificar se a temperatura se mantém e se não tem falta de água.



Beijinhos e abracinhos,
Sala do Sol

sábado, 24 de abril de 2010

Os Itinerários: EB1 das Enguardas - EB 2,3 Dr. Francisco Sanches

Esta semana estudámos os itinerários.
Para tal, decidimos fazer uma maqueta com o itinerário que percorremos quando vamos à Escola EB 2,3 Dr. Francisco Sanches.
Os passos foram os seguintes: i) procurámos no Google Earth a planta e transferimo-la para uma folha branca; ii) com massa de gesso construímos casas e algumas árvores; iv) no final, pintámos de acordo com o que verificámos na internet.

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

Para celebrar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor fomos visitar a biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.
Quando lá chegámos fizemos uma visita guiada pela D. Celeste que nos mostrou a secção infantil. Aprendemos muitas coisas: o que é uma biblioteca; o que devemos fazer para poder ter um cartão e começar a requisitar livros; como se procura um livro na biblioteca; que actividades podemos fazer na biblioteca; etc.
Foi muito divertido!

Depois fomos ouvir cantar histórias.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Composição sobre a Plantação da Árvore

No dia 23 de Março de 2010 fomos à Escola E.B. 2, 3 Dr. Francisco Sanches visitar a hortofloricultura e plantar uma árvore. Fizemos esta actividade para celebrar o dia da árvore.
Entrámos numa estufa e vimos muitas plantas. Por exemplo: alface, abóbora, morangueiro, bananeira, cana de açúcar, batateira, ananaseiro, mangueira, etc.
Aprendemos muitas coisas que não sabíamos. O Professor Francisco explicou-nos que o ananás demora sete anos a nascer; que a amoreira dá alimento para o bicho da seda; que as plantas aromáticas têm cheiro, servem para fazer chá e para temperar carne.
Depois, saímos da estufa e fomos para a horta onde encontrámos dois meninos que estavam a escavar um buraco na terra para fazerem um lago. Na horta havia muitas árvores de frutos: pessegueiro, pereira, limoeiro, tangerineira, etc. Também havia muita hortaliça: couves, penca, couve-coração, etc.
De seguida, cavámos um buraco para plantar a nossa árvore. Era um Carvalho que vai dar bolotas e que nós baptizámos com o nome de «Árvore do centenário da República da sala do 2.D das Enguardas».
No fim, o Professor Francisco mostrou-nos uma planta carnívora e como ela comia os insectos. Foi um dia muito agradável porque aprendemos muitas coisas sobre a Natureza. Antes de irmos embora ofereceram-nos uma planta com o nome de "margarida".

Sala do Sol, 23 de Março de 2010




quarta-feira, 21 de abril de 2010

Concurso: Os Espantalhos e a Horta

Já temos mais dois participantes!
Vejam lá como ficaram giros os espantalhos do Filipe e do João.
Parabéns!
Beijinhos e abracinhos.

Matematicando

Mais uns desafios para pôr os neurónios a funcionar!!



Desta vez todos os grupos conseguiram terminar a tempo. Parece que já perceberam as estratégias que devem utilizar na resolução de problemas matemáticos.
Parabéns a todos os grupos!!!
Beijinhos e abracinhos.

sábado, 17 de abril de 2010

Expressão Físico-Motora: «A batata quente»

O Lince Ibérico




Este é o animal preferido da Sophie. Passou toda a semana a falar dele porque está muito preocupada, pois é um animal em via de extinção.

Soubemos que se pensa que existem alguns exemplares nas serras do Algarve. Por isso, vamos fazer tudo para ajudar o Lince Ibérico, pois este animal é característico do nosso país e é um tesouro que pertence a toda a humanidade.

Como é o Lince Ibérico?

O lince ibérico pode ser confundido com outros animais que existem na nossa floresta, nomeadamente o gineta e o gato bravo

Vamos então descrever as principais características do Lince Ibérico comparando-o com o gato doméstico.

O Lince Ibérico é maior que o gato doméstico.
O Lince Ibérico tem uma cauda mais curta do que o gato doméstico.
Lince Ibérico tem tufos de pêlos nas orelhas e grandes patilhas.
O Lince Ibérico é amarelado e tem umas pintas escuras no corpo.


sexta-feira, 16 de abril de 2010

A Loja do Elefante Serafim

O Elefante Serafim era o dono da loja. Ele era mauzinho com os funcionários da caixa. Mas com os clientes até que era engraçado. O que ele queria era vender! Mas nem todos os clientes caíram na sua conversa. A Professora Inês até já queria apresentar queixa no livro de reclamações. Ela tinha razão, pois o funcionário Rúben da caixa enganou-se por várias vezes no troco e claro que ela ficou zangada. Já a Engenheira Bruna ficou satisfeita com as suas compras. «Um computador que nunca avaria não se arranja todos os dias»!

Plantação de Girassóis

Os nossos girassóis já sairam da estufa.
Foram colocados em vasos e exposto num local com muito sol.



"Concurso: Os Espantalhos e a Horta"

Hoje, o Carlos contou-nos como se divertiu a fazer o seu espantalho com a mãe.
Vejam os promenores do espantalho-pirata.
Ficou fantástico! Reparem no brinquinho...



O ornitorrinco

Sabiam que o ornitorrinco é um animal vivíparo e ovíparo?




Os mamíferos são aqueles seres vivos vertebrados que se caracterizam pela presença de glândulas mamárias, pele coberta de pêlos, dos pulmões e coração com quatro cavidades.
Generalmente são vivíparos mas há algumas excepções como o ornitorrinco que é ovíparo.
Os animais vivíparos são aqueles que nascem do ventre materno e os ovíparos são aqueles se desenvolvem fora do ventre materno, geralmente em ovos.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

"Concurso: Os Espantalhos e a Horta"

Pais e Encarregados de Educação:

Por favor ajudem os vossos filhos a criar um espantalho para participarem no concurso.
O tempo urge...

Vejam como o da Sophie ficou giro.
Hoje a Sophie contou-nos alguns dos seus bons momentos passados com o pai e a irmã na construção do espantalho.

Parabéns Sophie pelo vosso trabalho.



Muito obrigada pela vossa colaboração.

Beijinhos e abracinhos.

Jogo da Mímica dos Animais

Jogo «Grande, maior, o maior»

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Matematicando






Depois de estudar o lindo power point sobre os animais colocámos os nossos neurónios a funcionar com o concurso "Matematicando".
Cada grupo teve de resolver um desafio matemático diferente. As professoras deram-nos 15 minutos para os resolver. Não foi nada fácil!
Mas, como foi a primeira vez, as professoras deram mais alguns minutos e não houve vencedores. Para a próxima temos de ser mais rápidos e pensar bem antes de responder.
No fim, as professoras corrigiram um desafio (não tivemos tempo para mais). Não é que o grupo tinha feito mal os cálculos!! Pois foi! Mas todos em conjunto resolvemos o problema e chegámos à conclusão que temos de LER bem o enunciado antes de fazer asneiras!
Ficámos todos "cansaditos" e até a Professora Andreia já estava a dar as últimas...

Beijinhos e abracinhos.

Obrigada pela visita!!! Volte Sempre!

orkut recados

RecadosOnline
Beijinhos e abracinhos