De seguida apresentamos a planificação da actividade.
Tema: Movimento de rotação da terra: a sucessão dos dias e das noites (os astros).
Objectivos:
- Compreender que a sucessão do dia e da noite é devida ao movimento de rotação da Terra.
Materiais utilizados: órbita iluminada (modelo de Telúrio), foco, bonecos de papel, paus de espetada, globo terrestre.
Metodologia de exploração:
— Levantamento de hipóteses e encaminhamento da investigação no sentido de dar resposta à seguinte questão: “como acontece a sucessão dos dias e das noites?”
o Orientação da discussão fazendo o levantamento de opiniões e registando-as no quadro de giz.
— As crianças planeiam, com a ajuda do(a) professor(a), a experiência que permitam dar resposta à questão formulada.
— Apresentação do protocolo experimental onde as crianças registam o que acontece em cada passo da experimentação.
— Execução da 1ª parte da experiência: órbita iluminada.
o Com o simulador demonstrar que os raios de sol iluminam sempre e apenas a parte da terra voltada para o sol. Esse é o lado que corresponde ao dia.
— Execução da 2ª parte da experiência (seguir os passos do protocolo experimental): globo, foco e boneco de papel.
— Registo e discussão colectiva dos resultados.
— Formulação da conclusão:
o Ajudar os alunos a concluir que é o movimento de rotação da terra que dá origem à sucessão dos dias e das noites. Ao dia correspondem 24 horas.
— Comparar a conclusão com as hipóteses formuladas.
Vejam agora as fotos da actividade...
3 comentários:
Petra
Eu adorei nossa experiencia
Ola amigos.
Eu gostei muito de saber como se faz o dia e a noite.
Beijinhos da Catia Sofia
Petra
Concordo Catia,eu tambem adorei.
Enviar um comentário