Pesquisar

quinta-feira, 24 de março de 2011

Semana da Leitura - A "doce" visita da tia da Sara

Na passada quarta feira a tia da nossa colega Sara aceitou o nosso convite e veio à Sala do Sol ler-nos dois livros excepcionais.

A primeira leitura que ouvimos foi do livro "A Sara tem um grande coração".
Este livro fala de uma menina chamada Sara que tem um coração diferente de todos os outros meninos. É um enorme coração, um coração tão grande como o tamanho do mundo. Pelo menos era assim que ela o via. Esta é a doce história de uma menina que procura amizade e amor.
O autor deste livro é Peter Canarvas.



A segunda leitura que ouvimos foi do livro de Oscar Wilde "O Príncipe Feliz". E mais uma vez ficámos rendidos à história e à doce voz da tia da Sara.
Este livro fala sobre uma Andorinha que, apaixonada por um Junco, ficara para trás e não fora com as suas amigas para o Egipto, pois decide passar uma noite numa cidade.
Nessa cidade, sobre um pedestal, está a magnífica estátua do Príncipe Feliz.
Procurando um bom sítio para dormir, a Andorinha decide fazer dela o seu quarto mas, assim que enfia a cabeça debaixo da asa, cai-lhe uma gota de água em cima. Surpreendida, sente uma segunda gota. E resolve então mudar de poiso. Mas, após uma terceira gota, olha para cima e vê que é a estátua que chora. O Príncipe está triste porque, quando era vivo, era feliz, embora não soubesse o que havia para lá dos muros do palácio onde morava. Porém, agora que está morto, conhece a miséria que habita na sua cidade. Por isso, não pára de chorar, cheio de tristeza.
A partir desta parte da história, o Príncipe conta o que vê da sua coluna e pede ajuda à Andorinha para ajudar o seu povo, pois que os seus pés estão presos. Relutante, a pequena andorinha acede ao seu pedido por sentir pena do Príncipe.
Por duas noites o Príncipe pede-lhe um favor em benefício de quem precisa, por duas noites a Andorinha o realiza, avisando-o de que tenciona partir para o Egipto. Leva o rubi do punho da espada do Príncipe na primeira noite, e uma safira do olho na segunda. Na terceira, o Príncipe diz para levar a safira do seu outro olho, ficando assim cego, e a andorinha diz-lhe então que ficará para sempre com ele. E continuam a tratar de quem precisa, entregando uma a uma as folhas de ouro que revestem o Príncipe.
Chega a neve e o gelo à cidade. Padecendo de frio, a andorinha não quer deixar o Príncipe que tanto ama. Entretanto, percebe que não aguenta mais, despede-se do seu Príncipe e morre a seus pés. Nesse mesmo instante, o coração de bronze da estátua parte-se em dois.
No dia seguinte, o Presidente da Câmara e os seus Conselheiros, ao passear pela cidade, reparam na estátua, agora baça e pobre sem as suas pedras preciosas e o ouro, e a seus pés uma andorinha morta. Afirmam já não ter qualquer utilidade e fundem a estátua para decidir o que fazer com o metal. Não conseguem derreter o coração de bronze e deitam-no para a lixeira, onde o corpo da pequena Andorinha jaz.
Deus pede a um Anjo seu que lhe traga as duas coisas mais preciosas daquela cidade e o Anjo leva-lhe, adivinhem?... O coração partido da estátua e o corpo da Andorinha.

Aqui ficam as fotografias deste momento tão especial... E, obrigada tia Sandra pela partilha....



Aqui ficam os trabalhos que fizemos sobre estes dois livros.

2 comentários:

Anónimo disse...

Adorei as histórias que a tia da Sara leu. Foram muito divertidas!


Beijinhos da Cátia Sofia

Anónimo disse...

Petra

O desenho da Cátia Sofia esta muito giro.

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!!! Volte Sempre!

orkut recados

RecadosOnline
Beijinhos e abracinhos