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segunda-feira, 24 de maio de 2010

O Tangram




Objectivos
- Manipular figuras geométricas, permitindo inúmeras composições e transformações.

Materiais:
Um Tangram

Actividades a desenvolver:
1 – Observa o Tangram.
2 – Existem peças iguais? Quais?
3 – Descobre:
i) Três peças do Tangram que cubram o triângulo grande.
ii) Duas peças que cubram o quadrado.
iii) Duas peças que cubram o paralelogramo.

4 – O que podes concluir sobre as descobertas anteriores?





História do Tangram
O Tangram é um antigo quebra-cabeças de origem chinesa.

Pouco se sabe acerca do inventor ou da origem do Tangram. Até a origem do nome é obscura. Na Ásia é chamado de “sete placas da sabedoria”. Na China dão-lhe o nome de “Ch’i ch’iao t’u” ou de “sete peças da astúcia”.

Diz “uma das lendas” que um jovem chinês, ao despedir-se do seu mestre para uma grande viagem pelo mundo, recebeu um espelho de forma quadrada e ouviu:
- Com esse espelho, registarás tudo o que vires durante a viagem, para mostrar-me na volta.
O discípulo, surpreendido, perguntou:
- Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu mostrar-lhe tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que fez esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos quebrando-se em sete peças. Então o mestre disse:
- Agora poderás, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que vires durante a viagem.

retirado de: matemativerso.wordpress.com/2008/09/14/tangram/

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